UFPI completa 50 anos com cortes na educação

slider

A Universidade Federal do Piauí completa neste mês 50 anos de existência, mas nem tudo é motivo de comemoração. Desde 2015, a instituição vem passando por cortes sucessivos no seu orçamento de custeio, em 2021 a previsão é de uma redução de 16% a 18% no total, um valor que pode chegar a R$ 20 milhões, prejudicando o trabalho de professores, técnicos e alunos de uma das principais universidades do Nordeste. Com a Reforma Administrativa e a PEC Emergencial a situação pode ficar ainda pior.


O SINTUFPI luta contra os cortes da educação sofridos pela universidade. A redução no orçamento pode prejudicar o pagamento de terceirizados nesse momento difícil sem auxílio emergencial, além de prejudicar o pagamento das bolsas dos estudantes oferecidas pela instituição. O sindicato planeja neste momento uma reunião com a reitoria e com a bancada federal para que os cortes não prejudiquem ainda mais as atividades da UFPI.


A redução no orçamento também prejudica compras de reagentes e outros insumos indispensáveis aos laboratórios de pesquisa, uma atividade que tem se mostrado essencial na pandemia. O SINTUFPI entende que a educação não vem sendo tratada como prioridade, prejudicando o desenvolvimento do estado.


Em: 2 de Março de 2021 às 14:57

Carteirinha SINTUFPI

Filie-se

Jornal Informativo


Links Úteis