SINTUFPI participa de Plenária da Fasubra em Brasília

slider

No último final de semana, entre os dias 03 e 05, a FASUBRA realizou sua primeira plenária presencial depois de dois anos, por causa da pandemia. O evento ocorreu em Brasília e contou com representantes de 40 entidades de base que levaram 155 participantes, incluindo três representantes do SINTUFPI: Geni Matos (Política Sindical e Jurídica do Sindicato), José Mauro Gomes (Conselho Fiscal) e Alberto Dias (Representante da Base).

A plenária iniciou na sexta-feira (03/06) com o painel “Teletrabalho nas IPE e os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras”. A palestra teve a presença do professor de Sociologia da UnB Ricardo Festi; Mariel Angeli Lopes do Dieese – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos; e Dr. Cláudio Santos, assessor jurídico da FASUBRA. Em seguida foi realizado um novo painel “Eleições e Democracia: a mobilização necessária para a garantia de direitos”, com Dra. Marcelise Azevedo – advogada e integrante da ABJD – Associação Brasileira de Juristas Pela Democracia. No segundo painel, a advogada Marcelise Azevedo destacou a importância de se discutir a democracia em ano eleitoral.

Medidas relacionadas ao teletrabalho foram aprovadas pela plenária, como: a formação de GTs para avaliação, discussão e elaboração de um projeto local sobre a viabilidade de implantação do Programa de Gestão e Desempenho – PGD (teletrabalho e trabalho híbrido); a criação de GT trabalho e PGD para elaboração de pauta de reivindicação e documento com modelação do teletrabalho; GT composto por representantes de cada universidade; GT nacional, programa de gestão e teletrabalho instalado nas próximas duas semanas, incluindo o tema do ponto eletrônico; encontro nacional para discussão e encaminhamento sobre o teletrabalho e programa de gestão e desempenho nesse semestre de 2022, convidando as CIS.

No item da Campanha Salarial, a plenária referendou a proposta de que a construção da greve deve ser no mínimo com as demais entidades da educação: Andes e Sinasefe. A absorção do calendário do setor da educação e do Fonasefe também foi aprovada, com empenho total nos próximos atos: quinta-feira (08) nos estados e no dia 14 em Brasília.


Em: 8 de Junho de 2022 às 15:14

Carteirinha SINTUFPI

Filie-se

Jornal Informativo


Links Úteis