Nota de repúdio contra os cortes para ciência e educação

slider

Nota de repúdio contra os cortes ilegais na ciência e educação

O SINTUFPI entende que a educação e a ciência, foram atingidas nos últimos anos por cortes orçamentários. Na última sexta-feira, 27/05, mais um duro golpe, com o bloqueio de verbas orçamentárias destinadas ao funcionamento das instituições de ensino e pesquisa. 

Nas Universidades Públicas Federais, foram bloqueados 14,54% dos recursos de custeio. Ao contingenciamento nos orçamentos das Universidades soma-se o bloqueio de cerca de R$ 3 bilhões das verbas destinadas à ciência, incluindo recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) que, por lei, devem ser aplicados exclusivamente no financiamento da pesquisa científica e tecnológica no país. 

São esses recursos que movimentam os laboratórios das universidades, no esforço para produzir o conhecimento de que o país precisa, para promover o desenvolvimento social e econômico, para garantir a sua soberania. 

Diante desse cenário repleto de incertezas, o SINTUFPI reitera seu compromisso com a educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, repudiando veementemente esse bloqueio de verbas. O sindicato exige que o Governo Federal revise sua postura de bloquear o orçamento do Ministério da Educação e das suas autarquias, levando em consideração os efeitos danosos que tal medida irá provocar.


Em: 2 de Junho de 2022 às 14:59

Carteirinha SINTUFPI

Filie-se

Jornal Informativo


Links Úteis