Técnicos administrativos da UFPI iniciam greve a partir da próxima sexta-feira (15)

slider

Os técnicos administrativos da Universidade Federal do Piauí irão aderir à greve nacional da categoria, após realização de uma assembleia realizada nessa segunda-feira (11).  A mobilização está marcada para iniciar na próxima sexta-feira (15), tendo em vista que a paralisação das atividades só pode começar 72 h depois do envio do comunicado da greve para a reitoria da UFPI, o que ocorreu ainda nessa segunda.

O governo federal não avançou nas negociações com os profissionais, que estão em Estado de Greve desde dezembro de 2023. Em uma reunião realizada no dia 23 de fevereiro, a direção nacional da Federação dos Sindicatos dos Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior (Fasubra Sindical) avaliou que a contraproposta apresentada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) não contempla a categoria, já que o recurso financeiro oferecido para implementação em 2025 e 2026 não é suficiente para a reestruturação do Plano de Carreira (PCCTAE) e não teria nenhuma recomposição salarial dentro da carreira para 2024.

“A categoria debateu e enviou para o governo uma proposta de PCCTAE que possibilita uma reformulação, que atende a aposentados e pensionistas, atende aos ativos e que tem potencial para impedir a fuga de servidoras e servidores que temos presenciado nas universidades, mas há um desrespeito com a categoria, por isso, os técnicos se encontram na obrigação de dar ao governo uma resposta que mostra o tamanho da insatisfação desses trabalhadores”,  afirmou o presidente do SINTUFPI, Bartolomeu Carvalho.

Hoje, 54 universidades e 04 institutos, estão em greve em todo país. Já o Andes (sindicato com sede em Brasília que representa os professores) também realiza rodadas de assembleias entre 11 e 21 de março, cujo resultado será avaliado pelo setor das Ifes no dia 22 deste mês.


Em: 12 de Março de 2024 às 15:30

Carteirinha SINTUFPI

Filie-se

Jornal Informativo


Links Úteis