Nessa quarta tem Calourada Institucional

slider

A Universidade Federal do Piauí-UFPI, numa ação conjunta com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários-PRAEC convida a todos os calouros para se fazerem presentes na Calourada 2018.1, a ser realizada no dia 28 de março de 2018 (quarta-feira), no espaço Cine Teatro da UFPI (ao lado da Biblioteca Central), das 08h às 11:h30m. 

 

Essa atividade visa oferecer acolhimento aos novos universitários, utilizando como estratégias a divulgação de ações desenvolvidas por esta Instituição de Educação Superior e oferecendo serviços internos e externos de interesse acadêmico e de utilidade pública, favorecendo a integração do aluno à instituição. 

 

A fim de alcançarmos esse objetivo, estamos buscando parcerias que contribuam para este ambiente.  Considerando o importante apoio, solicitamos de Vossas Senhorias a divulgação junto aos estudantes calouros 2018.1 no intuito de atingir o maior números de estudantes possíveis (a arte da Campanha segue em anexo).

 

Além das atividades de cunho informativo e cultura, durante o evento da Calourada 2018 estaremos promovendo em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí - HEMOPI e com os colaboradores ONG IFMSA Brazil e Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina, uma campanha de doação de sangue e captação de doadores de medula óssea para toda comunidade acadêmica, envolvendo todos os estudantes (veteranos e calouros), terceirizados e servidores da UFPI.

 

 O HEMOPI disponibilizará a unidade móvel (ônibus) para coleta de sangue que ficará em frente ao Cine Teatro (próximo a Biblioteca Central) das 08h às 16h do dia 28/03/2018 (quarta-feira) no mesmo dia da Calourada 2018.1.

 

 

CONDIÇÕES BÁSICAS PARA DOAR:

 

 -   Gozar de boa saúde;

 -   Estar alimentado;

 -   Não estar em uso de medicamentos;

 -  Ter entre 16 a 69 anos de idade (16 e 17 anos, mediante consentimento formal do responsável legal)  Para pessoas menores de 18 anos, é necessário um formulário de autorização dos responsáveis. ;

 -   Pesar acima de 50 quilos e ter IMC maior ou igual a 18,5 (descontar o vestuário);

 -  Apresentar documento oficial com foto, em bom estado de conservação e dentro do prazo de validade. Os documentos aceitos são: carteira de identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, passaporte, carteira profissional emitida por classe ou carteira do doador da FHB. Em caso de cópias de documentos, estes deverão estar autenticados em cartório. Não serão aceitos crachás funcionais e carteiras estudantis;

  -  Ter dormido pelo menos 06 horas, com qualidade, na noite anterior à doação,

  -  Não praticar exercícios físicos nas 12 horas anteriores à doação;

  -  Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;

  -  Não ter se submetido à endoscopia há 6 meses;

  -  Não ter feito tatuagem, piercing ou maquiagem definitiva há 12 meses;

  -  Evitar fumar 02 horas antes da doação.

O candidato à doação deve ser sincero ao responder as perguntas que lhes são feitas, não omitindo informações importantes, pois disso depende a segurança do doador e do receptor.

 

QUEM NÃO PODE DOAR

 

 

Pesar menos que 50 kg;

Tiver idade inferior a 16 anos ou superior a 69* anos; 

Estiver com anemia no teste realizado antes da doação;

Estiver com hipertensão ou hipotensão arterial no momento da doação;

Estiver com febre no dia da doação;

Estiver grávida;

Estiver amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de 12 meses;

Quem teve diagnóstico de Hepatite após os 11 anos de idade;

Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de Chagas.

Contamos com a presença e colaboração de todos para que possamos atingir o  maior número de participantes para o evento Calourada 2018.1 e doações para a Campanha do HEMOPI.

 

 

Cordialmente

 

 

Comissão Calourada 2018.1


Em: 27 de Março de 2018 às 13:04

Carteirinha SINTUFPI

Filie-se

Jornal Informativo


Links Úteis