SINTUFPI é contra o corte de verbas da Universidade Federal do Piauí

slider

De 68 universidades federais do Brasil, apenas 10 % consegue manter as  contas em equilíbrio, a Universidade Federal do Piauí está entre elas, mas de acordo com o Reitor da UFPI Prof.Dr .  José Arimatéia Dantas se a situação financeira do país não mudar, a tendência é uma crise  generalizada nas universidades públicas  federais.

Segundo o  gestor da UFPI que recentemente falou sobre o assunto na imprensa, a instituição enfrenta dificuldades para o investimento em novos laboratórios e consequentemente nas áreas de pesquisa e ensino.

A dificuldade  de investimento acontece devido ao congelamento de custeio, os recursos financeiros estão cada vez mais reduzidos, pra se ter ideia em 2014 a UFPI tinha 60 milhões de reais para fazer seus investimentos, porém esse ano o valor caiu para 3,5 milhões de reais.

A direção da Universidade afirma que as consequências são terríveis, pois não há como fazer investimentos e muito menos ofertar novos cursos.  A situação só não é mais grave, pois de acordo com o reitor, a instituição não possui  dívidas e nem obras paradas , pois  há recursos garantidos para as obras que estão em andamento.

Atualmente no Brasil, acontece  um forte movimento em defesa das universidades federais, que vem sendo abraçado por toda a comunidade universitária, a ideia é sensibilizar o governo federal sobre a situação crítica do das universidades.  

O SINTUFPI- Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal do Piauí é contra o corte de verbas para a educação e conclama todas as entidades  representativas para somar forças na defesa das instituições públicas de ensino superior, cada vez mais sucateadas pela política nefasta do governo Temer.

 


Em: 17 de Setembro de 2018 às 12:59

Carteirinha SINTUFPI

Filie-se

Jornal Informativo


Links Úteis